O modo de segurar o volante, para muitas pessoas, transmite o domínio e empoderamento de quem está conduzindo o automóvel. Alguns até dizem que o modo como fulano segura o volante é mais “bonito” ou “estiloso”.
Acontece que nessa de segurar o volante com mais estilo, muita gente acaba seguindo o exemplo errado e reproduzindo vícios ao dirigir que podem tornar a direção perigosa. É importante lembrar: no ato de dirigir o que importa não é o mais bonito nem o mais charmoso, mas sempre o mais seguro.
Algumas pessoas dirigem com uma mão só, transparecendo toda a calma do mundo e certo ar de “eu sou bom” ou “eu sei dirigir melhor que os outros”. No entanto, por melhor que a pessoa pense que dirija, ela só pode responder por si mesma: não pode prever acidentes, não vai evitar que outro motorista cometa uma imprudência e provoque um acidente, exigindo que as duas mãos estejam firmes ao volante para uma manobra defensiva.
Imprevistos podem acontecer e se você não estiver segurando o volante do modo certo e seguro, pode perder o controle do carro numa curva ou não ter tempo de reação na hora de se defender de uma situação de risco.
O volante é um dos instrumentos mais importantes do carro, pois é ele que vai indicar a direção, vai guiar o carro seja em linha reta ou nas manobras. O modo como seguramos o volante e posicionamos as mãos pode facilitar ou dificultar a direção, principalmente numa curva.
Mas tem um detalhe do volante que pouca gente percebe no começo da aprendizagem e que nem todo instrutor explica ao aluno, talvez, por parecer óbvio demais para quem dirige há mais tempo: é o desenho do volante. Você sabe o porquê de todo o volante ter uma meia-lua e o que ele indica na hora de manobrar?
Notem que o volante é um círculo dividido no meio em que a meia-lua (a metade maior) fica para cima e a metade menor (dividida em dois) fica para baixo.
Essas referências ajudam a fazer as manobras, principalmente no começo da aprendizagem, quando estacionamos o carro e precisamos endireitar as rodas.
O que acontece com frequência em entradas de garagens e portões é posicionarmos o carro para entrar e abrirmos o portão. Quando avançamos com o carro para dentro ele patina, temos de pisar mais no acelerador ou mesmo canta pneu. Na maioria das vezes isso acontece porque as rodas estão tortinhas, desalinhadas e não respondem ao comando rápido dos pedais. Basta verificar a posição do volante e se a meia-lua estiver torta ou a parte maior da abertura estiver para baixo, é só colocar para cima que as rodas ficam retas e a pisada no acelerador é mínima para subir.
A posição dos ponteiros do relógio significa que você vai segurar o volante exatamente no ponto onde ele é dividido ao meio em duas meias-luas, ou seja, posição das 9 horas e 15 minutos. Além das mãos ficarem numa posição ideal para obter total controle do carro, principalmente em curvas, facilitando uma manobra ofensiva, os dedos já ficam na posição ideal de dar seta.
Com as mãos segurando o volante nessa posição, cada vez que for virar o volante para trocar de direção é só esticar um dos dedos da mão e já ligar a seta. Dessa forma, não tem como esquecer de sinalizar todas as suas intenções no trânsito.
Há pessoas que preferem utilizar a posição 10 horas e 10 minutos, que também é uma posição confortável para dirigir, mas desde que o motorista sempre ligue a seta para quaisquer manobras no trânsito.
– Quanto maior a velocidade do carro, menos voltas no volante;
– Quanto menor a velocidade do carro, mais voltas ao volante para comandar as rodas.
O conteúdo deste artigo foi desenvolvido baseado no livro da autora Márcia Pontes.
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